Conversas entre meninas e Engenheiras: Construindo Redes
O projeto tem por objetivo: Estimular o ingresso, formação, permanência e ascensão de meninas e mulheres nas engenharias por meio da organização de uma rede colaborativa de instituições acadêmicas e não acadêmicas. E prevê ações de formação, grupos de estudo, sensibilização sobre políticas públicas de igualdade de gênero, acompanjamento de egressas entre outras.
O projeto vai atuar na forma de rede em três regiões (Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e envolverá 4 estados e o Distrito Federal, contabilizando 6 instituições de ensino superior (IES) e 5 escolas de ensino fundamental e médio (EFEM)
Participam do projeto as unidades voltadas para o ensino de Engenharias da UFG, UFPI, UFB/UNB, UNIFESSPA e UFRR compondo uma coordenação em rede nacional.
O projeto atuará com as escolas:
-
[Goiânia-GO] Colégio Estadual Nazir Safatle
-
[Marabá-PA] A Casa de Educação Popular (CEP)
-
[Teresina/PI] Escola Municipal Joca Vieira
-
[Samambaia-Brasília-DF] O Colégio de Educação Fundamental – CEP 120 Samambaia
-
[Boa Vista - RR] Colégio de Aplicação da UFRR
E são parceiros institucionais:
-
Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (NRCO-ABMS)
-
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA Goiás
-
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Goiás – ABES-GO
-
Instituto Mulheres do Saneamento – MUSAS
-
Coletiva Preta de Angola
Recursos
O termo com o CNPq foi assinado pela Professora Doutora Karla Emmanuela Ribeiro Hora, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG [Processo 440461/2024-3].
O projeto receberá R$ 1.186.440 durante três anos (2024-2027) para pagamento de custeio e 63 bolsas nas modalidades ICJ, IC, ADC-1C; ATP-NS e PDJ.