Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil busca unir o conhecimento adquirido nas disciplinas, de modo a formar o Engenheiro Civil. São trabalhadas as características que fazem parte do próprio ofício da Engenharia: técnicas de projeto, execução, operação, cálculos de materiais e elementos; utilização de materiais; técnicas construtivas; variáveis econômicas e administrativas. Este é um profissional crítico e capaz de atuar nas diversas áreas da Engenharia Civil. Para que o Engenheiro Civil atue em sintonia com a evolução e as necessidades da sociedade, ao longo do curso, são abordados aspectos legais, sociais, econômicos e culturais que conferem um perfil holístico a sua formação.

perfil do nosso egresso é garantir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitando a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Este perfil permite ao curso de graduação mantido pela Escola de Engenharia Civil e Ambiental a organização de seu próprio currículo, considerando a necessária flexibilidade da formação do Engenheiro Civil, bem como a heterogeneidade das demandas sociais.

Com vistas a atender às condições dinâmicas do perfil profissional estabelecido, o currículo deverá permitir que o aluno desenvolva, durante sua formação, as seguintes competências e habilidades para o pleno exercício de suas atividades profissionais:

1. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia civil;
  2. Projetar, conduzir experimentos e interpretar resultados;
  3. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  4. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços em engenharia civil, considerando sua viabilidade econômica e seus impactos sociais e ambientais;
  5. Identificar, formular e resolver problemas da área;
  6. Desenvolver ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  7. Supervisionar e avaliar a operação e manutenção de sistemas;
  8. Comunicar-se eficientemente nas formas escritas, oral e gráfica;
  9. Visão crítica de ordem de grandeza na solução e interpretação de resultados em engenharia;
  10. Compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissionais;
  11. Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Civil no contexto social e ambiental;
  12. Avaliar a viabilidade econômica de projetos em Engenharia Civil;
  13. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
  14. Atuar em equipes multidisciplinares.

Duração: 10 semestres.

Localização: Campus Colemar Nata e Silva - Praça Universitária

Período: Predominantemente matutino e vespertino

Coordenador: Janes Cleiton Alves de Oliveira

Secretaria do Curso:   Flávia Appel Colvero

Kamyla Aparecida Gomes Machado

E-mail: engenhariacivil.coordenacao@gmail.com

Requerimento de 2ª chamada

- Requerimento de 2ª chamada

Regulamento Geral dos Cursos de Graduação - RGCG

Documento - Resolução - CEPEC Nº 1557.

Documentos Relativos ao Curso de Graduação em Engenharia Civil

Documento - Resolução CEPEC 1269 que aprova o Projeto Pedagógico de Curso de Engenharia Civil.

Documento - Matriz curricular do Curso de Engenharia Civil.

Documento - Fluxo curricular sugerido para o Curso de Engenharia Civil.

Documento - Ementas e bibliografias (básica e complementar) das disciplinas do Curso de Engenharia Civil - 2020 - Ensino Presencial.

Planos de Ensino de disciplinas - Modalidades Presencial e Remota

Documento - Planos de Ensinos de disciplinas do Curso de Engenharia Civil -  2020/1 - Ensino Remoto.

Documento - Planos de Ensinos de disciplinas do Curso de Engenharia Civil -  2020/2 - Ensino Remoto.

Documento - Planos de Ensinos de disciplinas do Curso de Engenharia Civil -  2021/1 - Ensino Remoto.

Documento - Planos de Ensinos de disciplinas do Curso de Engenharia Civil -  2021/2 - Ensino Híbrido.

Documento - Planos de Ensinos de disciplinas do Curso de Engenharia Civil -  2022/1 - Ensino Presencial.

Documento - Planos de Ensinos de disciplinas do Curso de Engenharia Civil -  2022/2 - Ensino Presencial.

Documento - Planos de Ensinos de disciplinas do Curso de Engenharia Civil -  2023/1 - Ensino Presencial.

Reconhecimento do Curso

O curso foi inicialmente reconhecido pelo Decreto nº 45138-A, com publicação no D.O.U. em 12/01/1959.

Posteriormente, o reconhecimento foi renovado pela Portaria Seres/MEC nº 1097, com publicação no D.O.U. em 31/12/2015.