
Prof. Ricardo Prado Abreu Reis é um dos autores do livro "Wetland Construído no tratamento de esgotos sanitários"
O livro intitulado “Wetland Construído no tratamento de esgotos sanitários” é um dos produtos do trabalho conjunto do Professor Douglas Pereira da Silva Pitaluga, do Instituto Federal de Goiás, e dos Professores Rogério de Araújo Almeida e Ricardo Prado Abreu Reis, ambos da Universidade Federal de Goiás. Pesquisa desenvolvida pela parceria entre Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG), Agência Nacional de Águas (ANA) e SANEAGO.
O tema abordado no livro é o tratamento de esgoto sanitário por meio de Wetlands de fluxo horizontal, onde é avaliada a eficiência deste sistema no tratamento do esgoto sanitário, utilizando plantas macrófitas e três diferentes tipos de substratos. A pesquisa desenvolvida na estação experimental de tratamento de esgoto, implantada a montante da saída de esgoto da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás, demonstrou ser uma solução economicamente viável com grande apelo de sustentabilidade e elevada eficiência no tratamento do esgoto, inclusive possibilitando sua reutilização após passar por um processo final de desinfecção.
A versão impressa do livro estará disponível em breve nas bibliotecas do Câmpus Goiânia do IFG e da UFG. A obra em formato digital também pode ser encontrada na Amazon e da More Books e Book Butler.
Foto das Wetlands instaladas na Escola de Engenharia Civil e Ambiental
Na foto à esquerda é possível ver a coleta do esgoto enquanto na foto à direita nota-se o efluente tratado pelas Wetlands.